Clyma é uma associação sem ânimo de lucro que pretende dar a conhecer a importância das águas continentais ibéricas.
Que são as águas continentais?
As torrentes, riachos e rios, os lagos, lagoas e poças, as marismas, as turfeiras e os aguaçales, ou seja, o conjunto das águas interiores.
... e estas águas são um dos maiores tesouros da natureza ibérica.
Por que são tão importantes estas águas?
Pela fauna e pela flora que albergam e pelo papel regulador que desempenham sobre os restantes ecossistemas de seus arredores.
Porém para nós, os seres humanos, estas águas também são importantes, porque nos proporcionam a água doce que é imprescindível para nossa vida.
... e porque são o melhor indicador de saúde de nosso meio ambiente.
A limnología
É a ciência que se dedica ao estudo das águas continentais.
Os limnólogos estudam como funcionam os rios e os lagos; que composição têm suas águas; que animais e plantas vivem em seu interior e quais são as relações que mantêm todos eles entre si e com o meio aonde vivem.
O meio ambiente
É o entorno que nos rodeia e, mais em particular, o entorno original que forma a natureza.
O meio ambiente que em maior medida implica a CLYMA é o relacionado com os rios e lagos, ou seja, o meio aquático, porém também suas ribeiras e bordas, as passagens circundantes e as áreas mais afastadas, que influem sobre eles.
Que actividades realiza CLYMA?
Informar, investigar e proteger.
A informação é colocar ao alcance de todos: - os conhecimentos que os limnólogos obtêm de suas investigações - a historia natural dos rios e dos lagos - a fauna que povoa as águas continentais - a flora que cresce em estas águas - os resultados das investigações e estudos realizados por CLYMA - e em geral as notícias que afectam aos rios e aos lagos.
A investigação inclui: - levar a cabo estudos de limnología - prestar ajuda e colaboração em estudos relativos à limnología - levar a cabo estudos de meio ambiente - prestar ajuda e colaboração em estudos relativos ao meio ambiente.
A protecção se faz: - colaborando com outras organizações de fins similares - participando em projectos de protecção para rios e lagos - levando a cabo projectos de protecção próprios - em conjunto, dando a conhecer aos rios e aos lagos, pois somente se protege o que se conhece.